
A Liga Gaúcha de Futsal anunciou recentemente que após alguns problemas enfrentados, em 2019 assumirá toda a responsabilidade da elite do futsal gaúcho. Para os diretores, o futsal gaúcho chegou em um nível do qual exige uma competição com mais autonomia e organização, suporte esse que vinha sendo ofertado de forma inadequada.
A LGF faz parte de um grupo de 15 Ligas, distribuídas em quase todo Brasil, que vem trabalhando para que a modalidade do futsal siga em ascensão. Esse movimento busca melhorar o futsal dentro do país, trabalhando para proporcionar um nicho mais de competições e dessa forma oferecer a possibilidade de intercâmbios, colocando as equipes de cada estado em competições nacionais.
Em 2018 foi realizado em Santa Catarina o Desafio de Ligas, que contou com esquipes de outros estados e que esse ano já está sendo trabalhada para que uma nova edição aconteça, dessa vez no Rio Grande do Sul com chance de equipes de estados mais distantes participarem.
O trabalho da Liga Gaúcha de Futsal, assim como das demais 14 Ligas espalhadas pelo Brasil, está em trabalhar em prol do esporte e criar logísticas que possam intermediar e facilitar competições a nível nacional. O futsal gaúcho é grande e precisa ultrapassar as demarcações do sul do país.
Informações: Liga Gaúcha