top of page

Inaugurada Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul


O governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (28/8) a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS), que tem 600 vagas masculinas no regime fechado para a Região Metropolitana. Com obras iniciadas em janeiro de 2019, é o único presídio no país entregue durante a pandemia.


Participaram da cerimônia o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.


Além de falar da importância de manter compromissos assumidos antes da crise sanitária, com os devidos cuidados, Leite ressaltou que as tratativas que viabilizaram a construção se iniciaram no governo anterior.


O presídio de Sapucaia do Sul torna-se o segundo entregue no atual governo. Junto com o de Bento Gonçalves, ambos representam mais de mil vagas novas. Estão em fase de licitação a Cadeia Pública de Rio Grande e a reforma e ampliação da Penitenciária Estadual de Guaíba, o que aumentará a capacidade em mais de mil vagas.


A ideia é que o local tenha capacidade para atender aos flagrantes ocorridos na região metropolitana de Porto Alegre.


Nele serão realizados os atos subsequentes à prisão, incluindo audiência de custódia e eventual implantação de monitoramento eletrônico. Também viabilizará a realização quase imediata de alguns atos processuais penais e, em determinados casos – como na homologação de acordos de não persecução penal –, proporcionar o início e o fim dos procedimentos.



Informações: Governo do Estado

Foto: SUSEPE


17 visualizações0 comentário
bottom of page