Ampliação no atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência


O Instituto-Geral de Perícias (IGP) e a Polícia Civil (PC) lançaram na quarta-feira (19/8) uma ação para ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.


O Projeto de Atendimento Psicossocial On-line encaminha ao Setor Psicossocial do Departamento Médico-Legal (DML) do IGP as vítimas de violência doméstica que procuram a PC para registrar queixa. A proposta vem sendo implementada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da Capital desde março, quando começou a pandemia da Covid-19, e agora será estendida para seis Deams da Região Metropolitana (Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Viamão).

O atendimento é realizado na sede do DML, a menos de cem metros da sede da Deam da capital, no Palácio da Polícia.


Três psicólogos e uma assistente social do IGP atendem as mulheres de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As que desejam, também podem ser atendidas por meio de telefone e videochamada – essa última modalidade será implantada nas outras seis Deams em uma segunda fase do projeto, após a consolidação do serviço presencial.


O encaminhamento é feito sempre que a vítima apresenta dificuldades para relatar a violência ou precisa do apoio de outras instituições envolvidas na rede de proteção. Na conversa, os servidores oferecem suporte psicológico e informam sobre os serviços que podem ser acessados, como abrigos e atendimento em órgãos públicos (Defensoria Pública e Ministério Público, por exemplo).



O colegiado, criado por decreto assinado pelo governador Eduardo Leite no início do mês, reúne os três Poderes, nove secretarias de Estado e 16 instituições das esferas estadual e municipal, tanto do poder público quanto da sociedade civil. Busca fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada.


Fonte: Governo do Estado

14 visualizações

Publicidade:

© 2023 por "Conexão RS". Carlos Barbosa Rio Grande do Sul Brasil

Conexão_you_tube_novo_2020.png

Parceiros

Contatos Email: portalconexaors@bol.com.br Telefone e Watts: 054 981482118