top of page

A Tramontina cria Respiradores e são doados a unidades de saúde


A Tramontina, segue dando exemplo de sua preocupação com a saúde das pessoas. a empresa vem realizando a entrega de respiradores de forma voluntárias para vários hospitais e unidades de saúde da Serra Gaúcha e também da capital. Serão 40 equipamentos fabricados no total, sendo que 28 já foram entregues para auxiliar no combate aos sintomas do coronavírus.

Batizado de Ventra, o equipamento surgiu a partir de um projeto iniciado ainda em março, em meio à crise no norte da Itália. O conceito, baseado em estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), envolve um sistema mecânico automatizado utilizado para ventilar pacientes em situações de emergência. O sistema substitui o reanimador manual chamado de Ambu, utilizado nas emergências dos hospitais. Entre as vantagens do Ventra, a simplicidade, baixo custo e fácil assepsia.

O equipamento foi criado por uma equipe de engenheiros e técnicos que opera em espaço criado no prédio técnico-administrativo da Tramontina SA Cutelaria. Todos os itens foram desenvolvidos dentro da empresa, exceto os componentes da área médica disponíveis no mercado. O Ventra foi regulamentado por meio de uma resolução específica da Anvisa, em maio. O projeto contou com apoio de profissionais e estrutura do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, onde foram realizados os primeiros testes do protótipo. Testes técnicos também ocorreram no Laboratório de Eletromédicos do Labelo, na PUC, que funciona junto ao Hospital São Lucas, em Porto Alegre. Além disso, o equipamento foi submetido a ensaio de compatibilidade eletromagnética em laboratório especializado na cidade de São Paulo.

O Ventra, porém, não é destinado para casos de doenças respiratórias graves que demandam ventiladores microprocessados e de alto custo. Trata-se de equipamento de suporte respiratório emergencial e transitório e pode ser útil nas situações em que não há disponibilidade imediata de ventiladores de cuidados críticos até que a situação seja solucionada.

Instituições beneficiadas na Serra

> Hospital São Roque — Carlos Barbosa

> Hospital São Pedro — Garibaldi

> Hospital São Carlos — Farroupilha

> Hospital São José — Barão

> Hospitalar São Salvador — Salvador do Sul

> Unidade Mista de Saúde — Guabiju

> Hospital Tacchini e UPAs — Bento Gonçalves

> Hospital de Bom Jesus — Bom Jesus

> Hospital de Caridade — Canela

> Hospital Nossa Senhora de Lourdes — Nova Bassano

> Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida — Paraí

> Hospital Beneficente São João Bosco — São Marcos

> Hospital Nossa Senhora da Oliveira e UPA — Vacaria

> Associação Beneficente São Pedro Canísio e UPA — Bom Princípio

46 visualizações0 comentário
bottom of page