top of page

53º Congresso da ARTAFAM segue acontecendo em Carlos Barbosa


O 53º Congresso da Associação Riograndense de Técnicos das Administrações Fazendárias e Tributárias Municipais – ARTAFAM, segue acontecendo em Carlos Barbosa, no Auditório do Centro Educacional Ivo Tramontina.

O Secretário Municipal da Fazenda, José Carlos Custódio, salienta a importância deste evento para as questões fazendárias, tributárias e também da educação, visto que, acaba englobando recursos financeiros. Além disso, Custódio reforça o convite para todos os municípios do Estado e de outros estados participarem do 53º Congresso, pois ainda acontecerão grandes palestras até o final, que se encerra nesta sexta-feira, 12.

No dia de ontem (10/07), ocorreram vários encontros. Primeiro, com o Contador Cesar Volnei Mauss, falando sobre “A conformidade e consistência dos lançamentos contábeis na era MSC e transparência”. Logo na sequência, o ministrante Jorge Bento de Souza abordou assuntos a respeito do Controle Interno.

Durante a tarde, foi a vez do palestrante Júlio César Fucilini Pause, abordando o tema sobre Impactos da Reforma do RPPS. E logo em seguida, subiu ao palco o Economista Paulo César da Fonseca Malheiro, falando sobre Siops e as Adaptações e Matriz de Saldos Contábeis.

Nesta quinta-feira, 11, o evento iniciou com a participação de Ulisses Anacleto Pereira Orlando, que na oportunidade abordou o tema “SIOPE – Monitorando o Financiamento da Educação. Às 10h30, ocorreu a palestra a cerca de Municipalização do Ensino Fundamental, conduzida por Gladimir Chieli.

Agora a tarde, o Congresso da ARTAFAM contou com a participação especial do Secretário de Educação do Estado, Faisal Karam, falando sobre a Realidade da Secretaria de Educação do Estado. Após, a palestrante Silvia Maria Lasek Nunes conduziu o encontro com o tema “Nossas escolas caem, os professores adoecem, os pais não dão conta, os alunos estão alheios! Mas a educação tem Caminhos”.

Finalizando a programação desta quinta-feira,11, haverá palestra com o poeta Bráulio Bessa. Este encontro, em específico, será realizado no CTG Trilha Serrana, com início às 19h30.

Confira a programação do último dia do 53º Congresso da ARTAFAM:

Sexta, dia 12:

9h – Palestra: Manhã Tributária – AUTO REGULARIZAÇÃO DÍVIDA ATIVA E SUAS FORMAS DE COBRANÇA Palestrantes: Johnny Bertoletti Racic, Luiz Fernando Rodriguez Junior e Roberto Adolfo Tauil;

13h30 – Palestra: E-SOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS Palestrante: Rômulo Borges do Araújo

16h – Encerramento

Mais informações através do fone 3461-8830, na Secretaria Municipal da Fazenda.

6 visualizações0 comentário
bottom of page