top of page

Ação de Prevenção ao Diabetes: Disponibilizará aferição de glicose no Centro de Saúde



O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar do sangue, devido à ausência total ou parcial da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por reduzir os níveis de açúcar no sangue, e/ou a incapacidade desse hormônio exercer suas funções. O exame de glicemia em jejum é o primeiro passo para investigar o diabetes e acompanhar a doença. Os valores normais da glicemia ficam entre 70 e 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue. Assim, uma ação será promovida neste sábado, 17, no Centro Municipal de Saúde. Através de parceria entre a Administração Municipal e o Lions Clube de Carlos Barbosa, das 8h às 12h será efetuada a aferição do nível de glicose, gratuitamente e também serão repassadas informações sobre a doença. O principal objetivo do evento é prevenir o diabetes, cujos principais sintomas são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento.

Dados obtidos através do site do Ministério da Saúde explicam a divisão da doença da seguinte forma:

Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.

Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida. Texto: Thais Cristina Formentini Imagem: Divulgação

4 visualizações0 comentário
bottom of page