Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa desenvolveu e apoiou ações alusivas ao movimento Outubro Rosa, em benefício das mulheres, enfatizando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Centro de Saúde disponibilizou local para o recebimento de mechas de cabelos, no comprimento de 15 centímetros, e de lenços. No total, foram arrecadados mais de 30 mechas e lenços, os quais, posteriormente serão entregues ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul – IMAMA. Além disso, diariamente, são oferecidos às mulheres atendimentos em ginecologia e exames preventivos, e o serviço inédito de mamógrafo, com imagem digital, o qual não possui lista de espera. As consultas são agendadas através do número 156, opção 1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
E ainda, no dia 20, na sobreloja do Supermercado Santa Clara, foram realizados exames clínicos das mamas, verificação de pressão arterial e orientações nutricionais, além de uma Caminhada pela Vida ocorrida na ciclovia e promovida pelo Hospital São Roque e pela Liga Feminina de Valorização à Vida, com apoio do Poder Público, das Cooperativas Santa Clara e Sicredi, da Associação Carlos Barbosa de Futsal - ACBF, dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa e da Acquafitness. Texto: Daiane Altíssimo Fotos: Thais Cristina Formentini