Centro Municipal de Saúde recebe doações de lenços e mechas de cabelo



Com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ocorre anualmente a Campanha Outubro Rosa. O movimento visa compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.

Em Carlos Barbosa, até a próxima quarta-feira, 31, a comunidade pode doar lenços e mechas de cabelo, com no mínimo 15 centímetros de comprimento, no Centro Municipal de Saúde. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde oferece atendimentos em ginecologia e exames preventivos, como coleta de citopatológico, diariamente, e ainda serviço inédito de mamógrafo, com imagem digital, o qual não possui lista de espera. Para mulheres com idades entre 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. As consultas podem ser agendadas através do número 156, opção 1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Como realizar o autoexame em frente ao espelho:

- Colocar os braços atrás da cabeça e observar as mamas,

- Colocar as mãos apoiadas no quadril, fazendo força com o peito para frente, para observar novamente se existe alguma mudança.

Se encontrar qualquer anormalidade, procure um médico.

Texto e fotos: Thais Cristina Formentini

#CarlosBarbosa

© 2023 por "Conexão RS". Carlos Barbosa Rio Grande do Sul Brasil

Conexão_you_tube_novo_2020.png

Parceiros

Contatos Email: portalconexaors@bol.com.br Telefone e Watts: 054 981482118