top of page

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em foco



Com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ocorre anualmente a Campanha Outubro Rosa. Em Carlos Barbosa, além da decoração no Centro Municipal de Saúde e no Portal das Bandeiras, diversas ações acontecerão no decorrer deste mês.

No dia 20, das 9h às 12h, exames clínicos das mamas, verificação de pressão arterial e orientações nutricionais serão realizados na sobreloja do Supermercado Santa Clara e às 15h30 ocorrerá a Caminhada pela Vida, na ciclovia. E ainda, cabelos, cujas mechas tenham no mínimo 15 centímetros de comprimento, assim como lenços, podem ser doados no Centro Municipal de Saúde durante todo mês. A Secretaria Municipal da Saúde oferece atendimentos em ginecologia e exames preventivos, como coleta de citopatológico, diariamente. Além disso, conta com serviço inédito de mamógrafo, com imagem digital, o qual não possui lista de espera.

Como realizar o autoexame em frente ao espelho:

- Colocar os braços atrás da cabeça e observar as mamas,

- Colocar as mãos apoiadas no quadril, fazendo força com o peito para frente, para observar novamente se existe alguma mudança.

Se encontrar qualquer anormalidade, procure um médico.

As ações referentes ao Outubro Rosa são promovidas pela Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Hospital São Roque, a Liga Feminina de Valorização à Vida e a Cooperativa Sicredi.

Texto e fotos: Thais Cristina Formentini

3 visualizações0 comentário
bottom of page