top of page

Neste sábado é o Dia D da Vacinação contra Poliomielite e Sarampo



Com o objetivo de imunizar crianças de um ano até menores de cinco anos, independente da situação vacinal, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo encerra no dia 31 deste mês e tem como Dia D o próximo sábado, 18. Em Carlos Barbosa, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, destaca a necessidade de vacinar, pelo menos, 95% de um total de 1.134 crianças. “Os pais devem comprometer-se com a saúde dos filhos, aumentando a cobertura vacinal para evitar a reintrodução dessas doenças que já estavam eliminadas no país”, ressalta.

Conforme o Ministério da Saúde, atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. No Rio Grande do Sul, 13 casos foram confirmados, em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas e em indivíduos próximos a elas. Assim, visando garantir a cobertura total contra a doença, crianças de até cinco anos incompletos que já tomaram a dose há mais de 30 dias poderão ser imunizadas. Já a poliomielite está erradicada no Brasil desde o ano de 1994 e crianças que nunca receberam doses da imunização estão recebendo a Vacina Inativada Poliomielite - VIP. E, menores de cinco anos que já receberam pelo menos uma dose da vacina, há mais de 30 dias, recebem a Vacina Oral Poliomielite - VOP, a gotinha.

A Campanha acontece na Sala de Vacinas, localizada em frente ao Centro Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira das 07h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Em virtude do Dia D, no próximo sábado, 18, a Sala de Vacinas estará aberta das 08h às 17h, também sem fechar ao meio-dia. Já, nas Unidades de Saúde de Arcoverde, Santo Antônio de Castro e Santa Luiza, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45.

Reforçamos aos pais e responsáveis que as crianças somente serão vacinadas mediante apresentação da carteira de vacinação. Até esta terça-feira, 14, foram aplicadas 341 doses das vacinas no Município. Texto: Thais Cristina Formentini Imagens: Divulgação

3 visualizações0 comentário
bottom of page