Medalhistas em competição mundial recebem homenagem da Administração Municipal de Carlos Barbosa



A Administração Municipal de Carlos Barbosa concedeu, na manhã desta terça-feira, 14, homenagem aos barbosenses Daniel Mutzemberg Giussani, Everaldo Santos de Oliveira Júnior, Mateus Benedett e Sandra Seleri, pela conquista da medalha de prata na Genius Olympiad, ocorrida em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 18 de junho do corrente ano.

Considerada uma das maiores feiras científicas para ensino médio do mundo, na Genius Olympiad os barbosenses apresentaram o projeto “Estudo da Agregação de Lignina da Palha de Milho na Produção de Bioplásticos e Resinas Poliméricas”, que concorreu na categoria ciências. Através da iniciativa, os jovens procuraram encontrar uma utilidade para um composto da palha de milho, chamado lignina. Esse composto está presente em todas as plantas, além de ser um resíduo do processo de extração da celulose. Assim, encontraram uma utilização para esse material, agregando-o a filmes plásticos biodegradáveis, com tempo de decomposição de cinco semanas. Atualmente, um filme plástico normal demora 150 anos para decompor.

O projeto começou a ser desenvolvido no início do ano de 2016, dentro do componente curricular Seminário Integrado e foi orientado pela professora Sandra Seleri, que leciona a disciplina de química na Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina. Através do estudo, os barbosenses já ganharam outros prêmios em feiras anteriores:

1º lugar na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha - MOSTRASEG, promovida pela UCS.

2º lugar na área Gerenciamento do Meio Ambiente na MOSTRATEC, maior feira científica da América Latina.

Seis prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia – FEBRACE.

1º lugar em engenharia na EXPOCETI, em São Lourenço da Mata, Pernambuco.

1º lugar em engenharia na FEBRATEC, em Brasília, DF.

E o prêmio para participar da Genius Olympiad na Milset Esi Expo-Sciences International em Fortaleza, Ceará. Além de reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO pela excelência científica.

A professora Sandra Seleri recebeu o prêmio do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul de incentivo ao professor e o prêmio Professor Destaque FEBRACE 2017. E