top of page

Medalhistas em competição mundial recebem homenagem da Administração Municipal de Carlos Barbosa



A Administração Municipal de Carlos Barbosa concedeu, na manhã desta terça-feira, 14, homenagem aos barbosenses Daniel Mutzemberg Giussani, Everaldo Santos de Oliveira Júnior, Mateus Benedett e Sandra Seleri, pela conquista da medalha de prata na Genius Olympiad, ocorrida em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 18 de junho do corrente ano.

Considerada uma das maiores feiras científicas para ensino médio do mundo, na Genius Olympiad os barbosenses apresentaram o projeto “Estudo da Agregação de Lignina da Palha de Milho na Produção de Bioplásticos e Resinas Poliméricas”, que concorreu na categoria ciências. Através da iniciativa, os jovens procuraram encontrar uma utilidade para um composto da palha de milho, chamado lignina. Esse composto está presente em todas as plantas, além de ser um resíduo do processo de extração da celulose. Assim, encontraram uma utilização para esse material, agregando-o a filmes plásticos biodegradáveis, com tempo de decomposição de cinco semanas. Atualmente, um filme plástico normal demora 150 anos para decompor.

O projeto começou a ser desenvolvido no início do ano de 2016, dentro do componente curricular Seminário Integrado e foi orientado pela professora Sandra Seleri, que leciona a disciplina de química na Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina. Através do estudo, os barbosenses já ganharam outros prêmios em feiras anteriores:

1º lugar na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha - MOSTRASEG, promovida pela UCS.

2º lugar na área Gerenciamento do Meio Ambiente na MOSTRATEC, maior feira científica da América Latina.

Seis prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia – FEBRACE.

1º lugar em engenharia na EXPOCETI, em São Lourenço da Mata, Pernambuco.

1º lugar em engenharia na FEBRATEC, em Brasília, DF.

E o prêmio para participar da Genius Olympiad na Milset Esi Expo-Sciences International em Fortaleza, Ceará. Além de reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO pela excelência científica.

A professora Sandra Seleri recebeu o prêmio do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul de incentivo ao professor e o prêmio Professor Destaque FEBRACE 2017. Em sua fala, a professora e orientadora destacou que a escola sente-se muito orgulhosa de poder levar o nome da cidade e poder mostrar o investimento em educação no município. “Aqui o povo se importa com a educação, agradeço ao Poder Público que neste ano e em outros anos sempre nos auxiliaram com os recursos financeiros e acreditaram que nós podíamos representar Carlos Barbosa”. Sandra finalizou dizendo que, “enquanto nós acreditarmos que podemos investir em educação, nada é impossível. A possibilidade está no ato de acreditar e no ato de fazer”.

Daniel Mutzemberg Giussani também agradeceu ao Poder Público Municipal, pelo incentivo, não apenas na Genius Olympiad, mas também pelo apoio recebido em outras feiras. Giussani salientou o orgulho que sente da Administração Municipal, citando que em outras cidades, estados e até mesmo a nível federal a pesquisa perde cada vez mais incentivo. “Vemos notícias desanimadoras e na nossa cidade ainda temos incentivo constante em pesquisa e ciências, ficamos muito felizes”, ressaltou. E, finalizou sua fala mencionando que não existe desenvolvimento sem pesquisa.

Everaldo Santos de Oliveira Júnior destacou que uma das coisas mais importantes, enquanto estudante e cientista, é ver que as pessoas se importam com a pesquisa e com a educação. Sobre a homenagem, mencionou ser um incentivo para que continuem, assim como para que outros jovens também iniciem na pesquisa. “Acredito que existam mais pessoas que possam estar aqui no futuro, levando o nome de nossa cidade para fora, e é importante sempre acreditar na educação e na ciência, mesmo em um momento tão difícil como estamos passando neste ano”, enfatizou. Além disso, durante seu pronunciamento fez um agradecimento especial ao Conselho Municipal de Meio Ambiente pelo auxílio recebido.

Mateus Benedett também agradeceu pelo auxílio em todas as feiras em que participaram, salientando a importância de divulgar que a pesquisa também pode ser feita em escola pública e que não é algo limitado a grandes laboratórios. “A pesquisa surge de uma dúvida e fizemos questão de mostrar isso durante o projeto, divulgando que sempre é possível começar analisando um problema e depois levar isso a frente. E, a Prefeitura teve um grande papel, nos auxiliando sempre, com valor financeiro e divulgação. Se chegamos tão longe é porque tivemos todo o apoio necessário.”., destacou. Por fim, o Prefeito Evandro Zibetti, salientou que a solenidade é fruto de muito empenho, dedicação e busca incessante por inovações, vinda dos alunos e do professor. Ainda em sua fala, Zibetti disse estar muito feliz pela conquista dos estudantes que são exemplos para o município. “Parabéns a vocês, tenham a certeza que nós enquanto governo sempre apoiaremos estas iniciativas, pois acreditamos muito na educação”, finalizou. Para apresentação do projeto na Genius Olympiad, a Administração Municipal de Carlos Barbosa contribuiu, através de parceria firmada com o Círculo de Pais e Mestres da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, com repasse de R$37.500,00, objetivando formentar o desenvolvimento dos estudos científicos no município.

Fotos: Daiane Altíssimo e Jaqueline Camillo

9 visualizações0 comentário
bottom of page