Até agora, mais de 290 doses de vacinas contra a Poliomielite e Sarampo foram aplicadas no município. A Campanha Nacional, que encerra no dia 31, tem como prioridade imunizar crianças de um ano até menores de cinco anos, independente da situação vacinal, visto que é o público mais sujeito a estas doenças e suas complicações. É importante salientar aos pais e responsáveis que só serão vacinadas crianças mediante apresentação da carteira de vacinação
A ação acontece na Sala de Vacinas, localizada em frente ao Centro Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, sem fechar ao meio-dia. E, nas Unidades de Saúde de Arcoverde, Santo Antônio de Castro e Santa Luiza, de segunda a sexta-feira, das 07h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45. Além disso, o dia D é no sábado, 18, oportunidade em que a Sala de Vacinas estará aberta das 08h às 17h.
Conforme o Ministério da Saúde, atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Contudo, os surtos estão relacionados à importação, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, sendo o mesmo que circula na Venezuela. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
Assim, de acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, precisamos vacinar, pelo menos, 95% de um total de 1.134 crianças. “Os pais devem comprometer-se com a saúde dos filhos menores, aumentando a cobertura vacinal para evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no país”, ressalta.
Texto: Daiane Altíssimo
Imagem: Divulgação