top of page

Atividades marcaram o Dia dos Avós



Anualmente, no dia 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós no Brasil. O objetivo deste dia é homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos seus netos. Para a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, precisamos respeitar nossos avós, mas muito mais do que respeitar, devemos amá-los, dar carinho e atenção. “É uma forma muito singela de agradecer por tudo o que fizeram e fazem por nós e pelo exemplo de vida que nos deixam”, enfatiza.

Em Carlos Barbosa, diversas atividades são desenvolvidas através da política do Idoso, como forma de valorizar este público tão importante. O Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra oferta diariamente aos idosos, ações dos projetos Bem Viver, Olhando para o Futuro, Carinho e Afeto, Qualifica, Restaurando a Felicidade, Integração e Grupos de Convivência. Conheça abaixo, um pouco de cada projeto desenvolvido pela Administração Municipal:

- Bem Viver: Oferece aos idosos aulas de ginástica, dança, ballet, teatro e canto, com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas e culturais adequadas a faixa etária e limitações, buscando a melhora na qualidade de vida, autonomia de movimentos, sentimento de ocupação e valor de utilidade. - Grupos de Convivência: Realiza encontros de idosos na cidade e no interior, estimulando-os em todos os aspectos psicossociais, proporcionando momentos de convivência social, lazer, recreação e integração social, o que estimula o idoso a ser um indivíduo ativo. - Olhando para o Futuro: Informática orientada e acesso livre a internet diariamente, no Telecentro Comunitário. Através do ensino de noções de informática e domínio de computador, este projeto objetiva integrar o idoso ao mundo virtual, proporcionando-lhe adquirir informações rápidas e globalizadas através do mundo da informática. - Carinho e Afeto: Atendimento especializado, com visita domiciliar para idosos acamados ou dependentes, visando melhor qualidade de vida e valorizando o idoso que não sai de casa por motivo de doença ou dependência. O projeto visa oferecer ao idoso, familiares e cuidadores, informações, orientações e ajuda qualificada quanto aos assuntos relacionados ao envelhecimento e qualidade de vida. - Qualifica: Promove cursos, palestras e orientações aos idosos, abordando temas como saúde, sexualidade, qualidade de vida e cidadania. - Restaurando a Felicidade: São atividades que trabalham a consciência ambiental, através do artesanato e da reciclagem, possibilitando aos idosos aprendizagem, troca de experiências, redescobertas de habilidades, novos potenciais, participação social, exercício da cidadania e consciência ambiental. Além do artesanato, outras atividades são desenvolvidas, como plantio de árvores e passeios em locais ecológicos e culturais que remetam os idosos a lembrar de seu passado e promover a saúde, estimulando-os a reflexão para cuidar o meio ambiente e a si próprio - Integração: Promove encontros festivos e atividades de lazer para os idosos em datas comemorativas, com festas, jogos, recreação e cinema, proporcionando momentos de integração social entre todas as comunidades, bairros e centro do município. - Auxilio Transporte: São disponibilizadas quatro passagens por mês para cada idoso, no interior e na cidade. Texto: Daiane Altíssimo Fotos: Daiane Altíssimo e Thais Cristina Formentini

20 visualizações0 comentário
bottom of page