top of page

Professora da rede municipal entre os finalistas do Prêmio Educador Nota 10



A Administração Municipal de Carlos Barbosa está orgulhosa da servidora pública, professora Roneide Santos, que está entre os 50 finalistas do Brasil no Prêmio Educador Nota 10. Roneide inscreveu o Projeto Manejo Sustentável de Cogumelos, desenvolvido com alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso, criada no ano de 1998. A cada edição, milhares de educadores, de escolas públicas e privadas, participam, inscrevendo projetos de diferentes áreas de conhecimento. Em 2018 o prêmio é apresentado pela Abril e pela Rede Globo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, sendo considerado o maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira.

Os 10 finalistas desta edição serão conhecidos na próxima terça-feira, 10. “A professora Roneide já é vencedora, pela participação, classificação e pelo trabalho desenvolvido.”, ressalta a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Ana Carolina Sbeghen Loss.

Descrição do projeto:

A cada início de outono, professores e alunos observam uma profusão de cogumelos que crescem nos arredores da escola rural. Roneide percebeu a curiosidade de sua turma de 4º ano, e decidiu investigar, junto com ela, como seria o cultivo de variedades comestíveis. A professora buscou fornecedores de micélios (partes de fungos para o início do cultivo) e as famílias doaram matérias-primas para os substratos (serragem, borra de café, podas de grama) que foram testados em proporções variadas e diferentes tipos de estufas (embalagens de leite, garrafas PET, sacolas descartáveis). O trabalho aconteceu na escola e, durante a greve de caminhoneiros, para não perder a pesquisa, os alunos cuidaram do experimento em casa. Registraram os resultados e informaram o que observaram à professora pelo celular, com fotos e áudios. A avaliação da aprendizagem também foi peculiar: como Roneide foi remanejada para outra escola, pediu que as crianças explicassem para a nova professora como deveria ser o cultivo dos cogumelos. E eles relataram com autonomia todo o processo e os cuidados necessários! Fonte: https://fvc.org.br/especiais/parabens-aos-primeiros-10-finalistas-do-premio-educador-nota-10-2018/

Texto: Thais Cristina Formentini Imagem: Divulgação/FVC

12 visualizações0 comentário
bottom of page