top of page

Carlos Barbosa está entre as dez cidades mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul



Carlos Barbosa está entre os cem municípios mais desenvolvidos no Brasil e entre os dez no Estado do Rio Grande do Sul, conforme aponta pesquisa do Sistema FIRJAN, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com base nos dados de 2016. Através do IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros, foram avaliadas três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde.

Para isso, o índice trabalha com metodologia que possibilita determinar se a melhora relativa ocorrida é em virtude da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios. O IFDM foi criado no ano de2008 e é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Assim, segundo a pesquisa, entre as 490 cidades gaúchas avaliadas,Carlos Barbosa está na 8ª posição e ocupa a 59ª posição a nível nacional.

Conforme publicação do FIRJAN, a metodologia utilizada buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, além de atualizar metas nacionais. Assim, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo), e é dividido em quatro categorias, sendo: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Carlos Barbosa está entre as cidades de alto desenvolvimento e obteve 0,9060 em Educação, 0,9312 em Saúde e 0,7261 em Emprego & Renda, resultando no índice geral no IFDM de 0,8544. Este número configura uma crescente em relação ao IFDM divulgado com base no ano de 2015, quando o Município obteve 0,8146.

O Prefeito Evandro Zibetti enfatiza a relevância do Município de Carlos Barbosa mais uma vez ser destaque em importante avaliação a nível nacional. “Isso confirma que nossos recursos estão sendo bem aplicados e reflete em toda a comunidade”, salienta.

Foto: Thais Cristina Formentini Imagens gráficos: FIRJAN

11 visualizações0 comentário
bottom of page