top of page

Carlos Barbosa no clima da Copa do Mundo



A Copa do Mundo de 2018 iniciou no dia 14 de junho e segue até 15 de julho, com sede na Rússia. Em sua 21ª edição, o Mundial de Futebol conta com times de 32 países, os quais disputarão o campeonato em onze cidades. Todas as Copas do Mundo tem mascote, que dá identidade visual ao mundial e é feito baseado no país-sede. Neste ano, o mascote é um lobo, escolhido em uma votação na internet. Com o nome de Zabivaka, cujo significado é “pequeno goleador”, o animal usa vestimenta nas cores da Rússia e óculos laranja.

As seleções que disputam o título estão divididas em oito grupos, nomeados de A a H, os quais foram definidos por sorteios. A equipe Brasileira está no grupo E e enfrentou a Suíça neste domingo, 18, empatando pelo placar de 1x1. Os próximos jogos serão contra as seleções de Costa Rica, na próxima sexta-feira, 22, às 9h e na quarta-feira, 27, contra a Sérvia, a partir das 15h. Assim, demonstrando a torcida para a seleção brasileira e a paixão pelo esporte, o Município de Carlos Barbosa está com decoração especial, visto que as torres localizadas na entrada da cidade e no Parque da Estação receberam panos nas cores verde e amarelo. Outra novidade é que os jogos escolares deste ano contemplam a modalidade futebo e cada escola representará uma seleção na competição. Para o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Marcos Schneider, a Copa do Mundo é muito importante para o esporte brasileiro. “Em todas as camadas sociais vivemos o futebol de alguma forma, seja nos campeonatos amadores até as divisões nacionais, onde torcemos para nossos clubes do coração. E a seleção brasileira faz parte de tudo isso”, enfatiza.

Além da decoração, as Escolas Municipais também estão trabalhando o tema com os estudantes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Piccoli está desenvolvendo projeto intitulado “Copa do mundo, o mundo em nossa escola”, com alunos do Pré-B ao 9º ano. Através de um trabalho interdisciplinar mostra que eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares. “O futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, se tornando um dos símbolos nacionais", ressalta a Diretora Fátima Festa Bellaver. E salienta a importância de conhecer as várias etnias e culturas, bem como de valorizá-las e respeitá-las.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies, os alunos dos 4º e 5º anos, fizeram uma projeção de possíveis resultados, de acordo com o conhecimento que possuem e pesquisas com familiares sobre os times. E, após, junto aos professores analisarão os resultados de cada jogo. Além disso, murais foram confeccionados por alunos dos 5º anos, sendo um direcionado à Seleção Brasileira e outro uma galeria da copa. E ainda, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida está tendo aulas específicas sobre o tema, dentro das atividades de cada disciplina e na Escola Municipal de Educação Infantil Aurora as crianças assistirão aos jogos da Copa do Mundo com bandeirinhas e pipoca. Texto: Thais Cristina Formentini Fotos Parque da Estação: Thais Cristina Formentini / Foto entrada do Município: Daiane Altíssimo / Fotos escolas: Divulgação


8 visualizações0 comentário
bottom of page