top of page

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra a gripe até dia 22



A baixa procura pela vacina contra a gripe fez com que o Ministério da Saúde emitisse um alerta prorrogando novamente a campanha nacional, que ocorrerá até 22 de junho. A imunização começou em 23 de abril e no final do mês de maio havia sido prorrogada até esta sexta-feira, 15. Porém, além do baixo percentual de imunizados, o comunicado emitido ressalta também que o número de casos e mortes registrados no Brasil devido a doença causa preocupação, visto que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado.

A vacina é trivalente e protege contra os vírus influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, sendo destinada ao grupo prioritário, composto por crianças de seis meses aos cinco anos incompletos, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas, estes com prescrição médica atualizada ou receita de uso contínuo atualizada. Na última sexta-feira, 08, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul ampliou a faixa etária de vacinação, incluindo crianças de cinco à nove anos e adultos com idade superior a 50 anos.

Em Carlos Barbosa, até esta quinta-feira, 14, foram vacinadas 6.189 pessoas, sendo apenas 4.849 pertencentes ao grupo prioritário. O número segue baixo e preocupante no que diz respeito as crianças vacinadas, grupo que atingiu apenas 74,48% da meta até o momento.

Para receber a vacina é necessário agendar através do 156, número do Teleagendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou então na recepção do Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 20h. Na Sala de Vacinas, localizada em frente ao Centro Municipal de Saúde, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Nas Unidades de Saúde de Arcoverde, Santo Antônio de Castro e Santa Luíza, a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45.

3 visualizações0 comentário
bottom of page