top of page

Desligamento do sinal analógico é adiado para 14 de março no RS



O desligamento do sinal analógico para mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul foi adiado e ocorrerá no dia 14 de março. A nova data foi definida em reunião nesta terça-feira, dia 30, em Brasília. A data anterior era 31 de janeiro. A medida foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma vez que o Estado não atingiu 90% de distribuições dos kits de conversores para a Tv digital.

Após essa data, os moradores só poderão assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece mais qualidade de som e imagem. Para ampliar o acesso da população de menor renda a essa tecnologia, são disponibilizados kits com conversor e antena digital para os beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Em Bento Gonçalves cerca de 7 mil kits estão sendo distribuídos. Dessa forma, quem ainda não fez a mudança para a TV digital, tem mais tempo. O prazo do desligamento vai até o ano de 2023.

O kit é um pacote de equipamentos distribuídos gratuitamente pela Seja Digital para que famílias de menor renda possam preparar suas residências para receber o sinal digital de TV. Composto por uma antena digital, um conversor e um controle remoto, o kit gratuito permite que o aparelho de televisão antigo exiba a programação de TV pelo sinal digital.

Para ter direito a este kit, o critério é estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais. Famílias com renda mensal total de até 03 (três) salários mínimos ou renda mensal por pessoa de até 1/2 salário mínimo podem realizar o cadastro.

Para receber o kit gratuito, basta entrar no site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar para o 147, tendo em mãos o Número de Identificação Social – NIS (gerado no Cadastro Único), bem como CPF e RG. Nestes canais o Responsável Familiar do Cadastro Único realiza o agendamento para retirada do material em uma agência dos Correios, portando os documentos de identificação e o número do protocolo gerado no ato do agendamento.

Os Serviços da Assistência Social, como Cadastro Único e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão sendo grandes facilitadores, ofertando espaço e estrutura física (computadores, internet e telefone), para assegurar que as famílias possam fazer uso deste direito.

A instalação é por conta de cada um, a pessoa pode fazer sozinha ou contratar um antenista. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Habitação e Assistência Social pelo telefone 3055-7337.

Fonte:Portal Leouve.

3 visualizações0 comentário
bottom of page