top of page

Motoristas de todo o estado do RS já podem requisitar a CNH digital



Esquecer a Carteira de Motorista em casa já não dá mais tanta dor de cabeça como antigamente, desde que o condutor esteja precavido diante de alguns detalhes antes de sair. Tudo isso porque a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), mais conhecida como CNH digital, já está valendo no estado do Rio Grande do Sul e possui o mesmo valor jurídico da versão impressa, que permanecerá sendo emitida normalmente.

Segundo Natalina Silvestrin, proprietária de um CFC em Caxias do Sul, a CNH digital é consequência de um trabalho tecnológico. “A gente tem que acompanhar a evolução da tecnologia, tudo isso vai modificando, aperfeiçoando e vai facilitando a vida do condutor”, comenta.

O condutor que esquecer o documento de habilitação em casa, e no momento em que alguma autoridade efetuar uma abordagem, receberá três pontos na carteira e precisará desembolsar o valor da multa de R$ 88,38. Com a nova plataforma, o motorista pode esquecer ou deixar de portar consigo a CNH convencional e apresentar ao fiscal a CNH digital, entretanto, Natalina Silvestrin recomenda para que o cidadão não abandone a versão impressa. “Eu sugiro que não abandone a versão impressa pela carga da bateria do celular, pode terminar a bateria e o aparelho é mais fácil para ser roubado”, salienta.

As CNH’s confeccionadas a partir de maio de 2017 já estão com o QR Code (semelhante a um código de barras) e, portanto, já estão habilitadas para a leitura no aplicativo de sistemas Android e iOS. Caso a sua CNH tenha sido confeccionada antes desse tempo, é possível solicitar a 2ª via ao valor de R$ 51,84 em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Ministério das Cidade, a ideia é que no futuro se torne possível conferir através do APP a quantidade de multas, receber alertas de vencimentos e informativos relacionados ao trânsito. Em caso de perda ou roubo do celular, o condutor poderá fazer o bloqueio do APP pela internet.

Confira como solicitar a CNH digital (informações cedidas pelo Ministério das Cidades):

• Baixe o aplicativo da CNH-e na Google Play ou na App Store. • Faça o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. • Vá ao Detran de emissão da sua carteira de motorista para confirmar dados e solicitar um certificado digital. Isso é necessário para que eles tenham certeza de que o usuário é mesmo você. • Com o acesso ao Portal de Serviços do Denatran e com os dados confirmados pelo Detran, você pode solicitar um código de ativação para o CNH-e, que será enviado por e-mail. • Agora basta entrar no aplicativo, usar a senha de acesso do portal, e digitar o código de ativação. • O aplicativo vai pedir para que você crie uma senha mais simples, de quatro números, como a de banco, que o usuário digita toda a vez que for acessar a carteira.

Fonte:Portal Leouve.

4 visualizações0 comentário
bottom of page