top of page

Governador assina ordem de ampliação do tratamento de esgoto de Bento



Uma importante obra de esgotamento sanitário beneficiará Bento Gonçalves a partir de janeiro de 2018. A ordem de início foi assinada, nesta quinta-feira, dia 28, pelo governador José Ivo Sartori, em ato no Palácio Piratini.

Para o município, será instalada a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barracão. Com valor de R$ 9.267.140,00, a companhia contratará a empresa que vai fornecer, instalar, operar, monitorar e prestar treinamento operacional de uma ETE pré-fabricada. Ao gerar mais saúde e qualidade de vida, o investimento beneficiará 15.463 habitantes de partes dos bairros Santa Marta, Santo Antão, Imigrante e Fenavinho. O prazo de conclusão da obra é de 21 meses.

Além desta estação, há a previsão de instalação de mais duas estações de tratamento, uma na região do Burati e outra no Vale dos Vinhedos.

Para Sartori, cuidar e pensar em melhorias para o esgotamento sanitário é investir em melhor qualidade de vida. “Cuidar de esgoto é algo que ninguém quer pensar porque abrir ruas e fazer obras traz transtorno e dificuldades para a comunidade, mas tudo o que demora a ser feito custa cada vez mais caro no futuro. Esse é um novo momento de uma nova realidade. A mudança é importante e a transformação dói, mas precisamos caminhar”, destacou.

“Para a Corsan, é uma honra poder assinar a ordem de início dessas obras. Estamos muito contentes de dar a partida em algo que vai melhorar a vida dos gaúchos da região”, disse o diretor financeiro da Corsan, Jorge Melo, que representou a presidência da companhia.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, se referiu ao ato como revolucionário. “Na questão de tratamento de esgoto, estamos muito atrasados, chegando a apenas 7% do esgoto tratado. Com essa obra, vamos superar em 30% o tratamento. Isso é algo revolucionário, nos colocando em condição de entregar mais ainda à comunidade”, ressaltou.

Mais saneamento na Serra O plano de investimentos da Corsan na região serrana inclui a ampliação do sistema de abastecimento de água integrado de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa. O empreendimento prevê captação de água no rio das Antas, adutoras de água bruta e tratada e construção de uma Estação de Tratamento de Água em Bento Gonçalves, com capacidade de mil litros por segundo. Serão investidos R$ 166 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte:Portal Leouve.

4 visualizações0 comentário
bottom of page