Nesta quarta-feira, dia 8, Garibaldi receberá, mais uma vez, a visita da unidade móvel do Hemocentro de Caxias do Sul. Uma vez por ano, acontece a chamada coleta externa, quando a unidade desloca-se até o município para realizar a coleta de bolsas de sangue. Dessa forma, os moradores não precisam ir até Caxias do Sul fazer a doação.
O responsável pela organização do evento é o LEO Clube Garibaldi, que mobilizou mais de 90 doadores nas últimas semanas. Não há mais agenda para novos doadores nesta quarta-feira, mas quem se interessar, pode voluntariar-se a fazer parte do cadastro de doadores do LEO Clube, por meio da página no Facebook (www.fb.com/leoclubegaribaldi). Mensalmente, é feito contato com as pessoas cadastradas, para realizar coletas de sangue em Caxias do Sul.
A campanha é realizada em parceria com o Hospital São Pedro e a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
Quem tiver horário agendado para doar nesta quarta-feira deve prestar atenção às seguintes informações antes de realizar a sua doação:
- estar bem de saúde;
- não estar em estado gripal;
- é preciso ter idade entre 16 e 69 anos;
- não ter doenças infecciosas;
- pesar, no mínimo, 60kgs;
- tomar café da manhã (ou almoçar) antes da doação;
- 12h sem ingerir bebida alcoólica e 2h sem fumar;
- não ter feito tatuagem, piercing ou cirurgias nos últimos 12 meses;
- não ser gestante, nem estar amamentando;
- usuários de remédios podem] doar (avaliado conforme o caso pelo médico).
Crédito das fotos: Jean Teixeira
Valéria Cristina Loch Relações Públicas - CONRERP RS/SC 3098 Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Garibaldi imprensa@garibaldi.rs.gov.br www.garibaldi.rs.gov.br