top of page

Apreendidos armas e explosivos da quadrilha de um dos assaltantes de bancos mais procurados do RS


Em uma ação realizada durante o fim de semana nos vales do Caí e do Sinos, cinco armas, incluindo um fuzil, e explosivos foram apreendidos pela Polícia Civil. Duas mulheres que guardavam o material foram presas. O objetivo era prender o líder da quadrilha e responsável por pelo menos 10 ataques a banco com uso de explosivos e um a carro-forte desde o primeiro trimestre deste ano. João Batista Crisóstomo de Araújo, 57 anos, entretanto, segue foragido desde 18 de março. Ele é considerado um dos 10 assaltantes de banco mais perigosos do Rio Grande do Sul.

A investigação da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) se iniciou logo após o suspeito ser considerado foragido, mas se intensificou após 10 de julho, quando houve a explosão seguida de roubo ao Banrisul de Maratá e ao Sicredi de Barão, no Vale do Caí. A polícia cumpriu quatro mandados de busca em Novo Hamburgo, Montenegro, Capela de Santana e Portão neste fim de semana.

— Apesar de o líder da quadrilha ter conseguido escapar, as investigações prosseguem e, além disso, o grupo teve forte desfalque financeiro com estas apreensões que fizemos — ressalta o delegado Joel Wagner.

Outros ataques O delegado João Paulo de Abreu, que também coordenou a ação neste fim de semana, diz que Araújo é autor de pelo menos oito ataques a bancos com uso de explosivos no Estado desde março, quando ele foi considerado foragido do sistema prisional.

Ele também é investigado por assalto a carro-forte em Caxias do Sul, em maio. Araújo já foi indiciado pelo Deic por outros assaltos a instituições financeiras em Mariana Pimentel e Ibiraiaras. Neste segundo caso, o assaltante foi preso, em flagrante, pela última vez.

Apreensões A prisão das duas mulheres ocorreu em um sítio na cidade de Capela de Santana. Foram apreendidos um fuzil calibre 556, três espingardas calibre 12, um revólver calibre 38, munição de diversos calibres de armas, carregadores e luneta de fuzil 556, explosivos (cordel, pavio e espoletas), camisetas com a inscrição da Polícia Civil, coletes balísticos, toucas ninjas, miguelitos, entre outros objetos.

Fonte:ClicRBS.

5 visualizações0 comentário
bottom of page