top of page

Mulher com câncer tem medicamentos negados pelo plano de saúde.



Uma questão que muito tem afligido os usuários de planos de saúde é a cobertura de medicamentos de alto custo. É muito comum que pacientes tenham o acesso aos procedimentos, tratamentos e medicamentos negados por seus planos de saúde sob a alegação de seu caráter experimental. O mais grave é que esses medicamentos são de uso contínuo, para doenças como hepatite e câncer.

Foi o que aconteceu com a caxiense Eronildes Teresinha, de 56 anos, diagnosticada no início deste ano como portadora de Neoplasia Maligna de Reto, um câncer colorretal, mais conhecido como câncer no reto. Após fazer a ressonância magnética e identificar a doença, Eronildes deu início ao tratamento radioterápico e quimioterápico.

Devido a persistência da doença, um laudo médico da oncologista solicitou a complementação do tratamento com os medicamentos Oxaliplatina, Folinato de Cálcio e Fluoruracila, orçados no valor de 4 mil reais. O tratamento, porém, ocorreria durante quatro meses, o que geraria à Eronildes um custo equivalente de 30 mil reais.

A mulher, que paga mensalmente R$ 536 reais ao plano de saúde vitalício do Hospital Círculo, teve o restante do tratamento negado pela instituição, alegando não fornecer os medicamentos pois eles eram de caráter experimental. Pelo termo “tratamento experimental”, a cobertura está de fato excluída do contrato.

Mas para o marido de Eronildes, Luís Carlos, a decisão do plano foi uma negligência com os cidadãos. “É vida dela em jogo. Já faz 60 dias que ela está com o cateter esperando o medicamento e o plano não tem diálogo, só negou a cobertura. Mas os medicamentos não são de caráter experimental, até o SUS tem”, observou.

A história ainda teve um final feliz. Eronildes procurou o Sistema Único de Saúde (SUS) que conseguiu dar continuidade ao tratamento, fornecendo os medicamentos necessários. Mesmo assim, o casal vai entrar na justiça contra o Plano de Saúde.

Fonte:Portal Leouve.

8 visualizações0 comentário
bottom of page