top of page

Acadêmicos de Design são responsáveis pela identidade visual da Feira do Livro de Bento Gonçalves.



Os acadêmicos do curso de Design do Campus Universitário da Região dos Vinhedos trabalharam na concepção e criação da identidade visual da 32ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves, que tem como tema “Literatura Fantástica” e ocorre até domingo, dia 29 de outubro, na Via Del Vino.

Os alunos da disciplina de Projeto Gráfico desenvolveram a identidade baseados no slogan da edição deste ano, “A Literatura é Fantástica”. A professora Aline Valéria Fagundes da Silva explica que o “objetivo da marca seria o de identificar e diferenciar a feira das demais e também o de incluir novos leitores e mostrar como um evento literário tem o poder de trabalhar com a percepção dos cidadãos que circulam pela Via Del Vino e criarem vínculos afetivos com o entorno. A literatura fantástica permite que a paisagem urbana seja trabalhada a partir de elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade. As formas e cores permitem que a paisagem fantástica se espalhe no espaço, como por exemplo, uma montanha que se transforma em um dragão, uma flor que se transforma em uma borboleta, um pórtico que se transforma em um portal ou um castelo…”

Os alunos – Ana Paula Penso Franceschini, Bruno Pertile Rocha, Gabriela Jordani Aimi, Guilherme Sonaglio, Luana Paula Gallina, Lucas Henrique Bittencourt de Souza, Natália Maragno Basso, Paula Pellegrini e Vinicios Soppelsa – analisaram vários livros do gênero e fizeram uma pesquisa sobre as principais cores nas narrativas fantásticas e seus significados.

“O logotipo foi desenhado à mão, tornando a marca exclusiva, ao mesmo tempo que valoriza os trabalhos manuais e artesanais dos primeiros livros publicados e do universo da literatura fantástica.

A tipografia contém serifas e adornos, características que fazem parte de identidades de livros e filmes da temática, como por exemplo O Senhor dos Anéis, Game of Thrones e Vikings. Ao mesmo tempo que as serifas representam esta 'seriedade' e um visual mais medieval, os adornos complementam e harmonizam, deixando o logo com um toque mágico. Esses adornos foram inspirados em formas orgânicas e características da natureza, pois diversas histórias fantásticas se passam nas florestas, nos campos... Além de fazerem ligação com a identidade da cidade de Bento Gonçalves, os adornos curvados também foram inspirados nas gavinhas dos cachos de uvas nos parreirais da região. O aspecto mais rústico foi aplicado ao logo para remeter aos primeiros métodos de impressão, que se firmaram na Europa na Idade Média, onde entalhavam na madeira os desenhos e textos, que posteriormente eram passados para o papel, e por isso ficavam com alguns ruídos”, destaca a docente.

Os alunos criaram cinco personagens: o viking, a viking, a bruxa, o mago, a fada e o paladino.

A bruxa está mexendo em um caldeirão com polenta e a viking é uma mulher forte e sábia, o mago é um homem negro, que tem o dom do conhecimento. “O paladino é uma homenagem ao professor Luciano Massoco e a fada é uma homenagem à professora Silvana Bastianello, ambos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, que faleceram no ano passado e foram muito importantes para o curso de Design, desde o seu início”, explica.

Feira em Caxias do Sul

A participação dos alunos de Design também ocorreu na 33ª Feira do Livro em Caxias do Sul, que ocorreu de 29 de setembro a 15 de outubro. Os acadêmicos Adriano Douglas Bellaver, Alex Sandro Piovesana, Carolina Souza Mugnol, Caroline Nothen, Eduardo Treviso, Giulia Vendrame, Leonardo Pereira da Silva, Marieli Zen Campagnollo, Naiara de Oliveira, Renata Sartori e Wagner Pozebon da Silva também desenvolveram o projeto de identidade visual da feira. Eles trabalharam no posicionamento estratégico da marca da feira e pesquisaram seu contexto histórico, referências visuais e eventos literários que acontecem no mundo, no Brasil e na nossa região.

De uma maquete da Praça Dante Alighieri, encontrada em uma das salas do curso de Arquitetura e Urbanismo, os acadêmicos de Design interpretaram o espaço da praça como sendo um coração e seu posicionamento no mapa de Caxias do Sul reforçou esse símbolo. Segundo a professora Aline, que também coordenou esse trabalho, “a partir de então, partimos para a geração de alternativas e o desenho final pode ser interpretado como um marcador geográfico que indica a localização da praça como o coração da cidade de Caxias do Sul e também pelo amor aos livros, que pode transportar os leitores para vários lugares imaginários. Para completar, os alunos escolheram seis cores que simbolizam a diversidade e a inclusão, analisando a importância dessas cores na história de Caxias, através do patrimônio cultural e ambiental. Além disso, pesquisaram os idiomas e dialetos mais falados na cidade e reproduziram o slogan em nove idiomas: português, italiano, polonês, alemão, caingangue, espanhol, inglês, francês e crioulo”, conclui Aline.

--

Área de Imprensa e Mídias Digitais

Assessoria de Comunicação

8 visualizações0 comentário
bottom of page