top of page

Câmara de Bento Gonçalves promove sessão solene em homenagem à UCS


Casa legislativa entrega diploma de Honra ao Mérito pela história da Universidade em sessão solene na quarta, dia 4

A Universidade de Caxias do Sul recebe, nesta quarta, dia 4, diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Conforme a justificativa do presidente da Casa, Moisés Scussel Neto, a homenagem se deve “aos 50 anos de história dedicados à promoção do conhecimento”.

A outorga também será conferida à Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), instituição que mantinha cursos superiores na cidade até repassá-los à UCS, por meio de convênio em 1993. Neste ano, a FERVI completa 45 anos de fundação.

A Sessão Solene ocorre a partir das 19h, no Plenário Fernando Ferrari da Casa Legislativa de Bento Gonçalves.

25 anos de parceria comunitária

A história de Bento Gonçalves com a Universidade de Caxias do Sul se inicia em 1993, ano em que foi firmado convênio que repassou a administração dos quatro cursos superiores até então mantidos pela FERVI para a UCS. Três anos depois, a Universidade assumiu também a Escola de 2º Grau Região dos Vinhedos, que passou a ser denominada Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul - Unidade de Ensino de Bento Gonçalves.

Com 736 alunos no início de suas atividades, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) da UCS chegou a 3,5 mil estudantes atualmente, distribuídos em 23 cursos de graduação. No período de 25 anos de atuação da Universidade até o momento, formaram-se pela unidade 8,5 mil profissionais.

Destaques

* O Campus Universitário da Região dos Vinhedos é o segundo maior dentre os oito campi da UCS na região.

* Abrange diretamente os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira.

* Nele atuam mais de 200 professores, das áreas das Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas, Engenharias e Tecnologias, e Artes, Arquitetura e Design.

* O campus conta com mais de 40 laboratórios, utilizados para cursos de diversas Áreas do Conhecimento (de Engenharia e Tecnologia, Ciências Jurídicas, Design, Arquitetura, Biologia e Licenciaturas).

* Em uma área de 64 hectares, com lagos, árvores nativas e jardins, a infraestrutura disponibiliza inda biblioteca, ambulatório e ginásio poliesportivo.

3 visualizações0 comentário
bottom of page