top of page

10º Concurso do Espumante Brasileiro é janela para o mundo



As inscrições estão chegando de todas as regiões produtoras do Brasil. Mas para garantir que nenhuma vinícola fique de fora da maior vitrine do espumante brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) ampliou o prazo das inscrições, que encerraria dia 29 de setembro, para esta quarta-feira, 4 de outubro. Isso porque a agenda de eventos do setor e a proximidade com a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, realizada dia 23 de setembro, gerou um acúmulo de tarefas nas cantinas.

Com a ampliação de cinco dias, a entidade acredita que todas as vinícolas interessadas consigam se organizar em tempo de participar do 10º Concurso do Espumante Brasileiro, que será realizado de 18 a 20 de outubro, integrando a programação da Fenachamp 2017, em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante. “Este concurso evidencia a expertise e vocação do Brasil na elaboração de um produto que hoje é reconhecido internacionalmente como um dos mais expressivos do mundo”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de ficha online por meio do link de acesso www.enologia.org.br/concurso-do-espumante-brasileiro/ e com pagamento da taxa de inscrição. Durante dois dias, um júri formado por enólogos, sommeliers e jornalistas especializados degustará o desempenho do espumante brasileiro. O resultado será compartilhado com o mundo, configurando-se como um excelente parâmetro para o mercado consumidor tanto interno quanto externo.

Podem participar espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. Os espumantes serão degustados às cegas, seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). O concurso segue as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). As degustações serão realizadas na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). A expectativa é que esta 10ª edição supere a adesão de 2015, quando foram registradas 264 amostras de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil.

Serão premiados com Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos.

A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorrerá em coquetel realizado na noite do dia 20 de outubro no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp.

PRÊMIO DESTAQUE

O 10º Concurso do Espumante Brasileiro segue o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaírem em suas categorias. Será realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistarem Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar o que tiver maior preferência dos jurados.

4 visualizações0 comentário
bottom of page