top of page

Educadores seguem com formações de Justiça Restaurativa


Em busca de um ambiente escolar equilibrado e conduzido por valores humanos, os profissionais da educação de Garibaldi participam de formação continuada sobre Justiça Restaurativa. Os círculos de paz propostos visam à resolução e prevenção de conflitos por meio do diálogo.

Na última semana, o grupo de trabalho realizou mais um encontro, no auditório do CRAS. Os profissionais das escolas e da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social que participam da atividade destacam a importância de se trabalhar as relações humanas no processo educacional.

Para a diretora da EMEI Crescendo com Alegria, Vera Lúcia Casagrande, empatia é fundamental para uma observação sem julgamentos. “Dessa forma, melhoraríamos nossos relacionamentos e nossa evolução para convivências mais pacíficas e harmoniosas, para uma Cultura de Paz entre todos”, avalia.

A professora Adriana Senter Carrer, da EMEF Pedro Cattani, ressalta a necessidade de comprometimento das pessoas para conquistar as metas propostas. “Nossas esperanças precisam ser renovadas através das boas ações que percebemos”, acrescenta.

“O mais importante é realizarmos os círculos de construção de paz mudando a forma de exercer o poder com quem trabalhamos, em vez de estabelecermos o poder sobre o outro. Assim, as relações serão melhores, pois a responsabilidade para as ações passa a ser compartilhada”, afirma a psicóloga e facilitadora dos processos circulares em Garibaldi, Renata Cimadon.

Os integrantes do grupo de trabalho, com representantes de todas as escolas de Garibaldi, participarão de uma palestra com a líder internacional em Justiça Restaurativa, a canadense Kay Pranis, no dia 6 de outubro, em Caxias do Sul.

Crédito das fotos: Priscila Pilletti

4 visualizações0 comentário
bottom of page