top of page

UCS certifica 31 empresas do setor automotivo como fornecedoras de classe mundial


Universidade promoveu capacitação internacional de rede de parceiras da Marcopolo, sendo a única instituição do Estado à frente de projeto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Trinta e uma empresas da cadeia do setor automotivo caxiense, parceiras da Marcopolo S/A, estão certificadas pela Universidade de Caxias do Sul como Fornecedores de Classe Mundial, conforme critérios do comércio internacional.

A UCS foi a única Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul contratada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) para prestar serviços em um dos 25 projetos de aperfeiçoamento e qualificação empresarial implantados no país por meio do Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores (PDCF), pelo qual o governo federal financia ações de capacitação nos setores metalúrgico e de óleo e gás.

O ministério investiu R$ 1,1 milhão no programa para o setor automotivo aplicado em Caxias do Sul. Em acordo com o APL Metalmecânico, foi definida a participação apenas de empresas caxienses, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico local. “Ao estarem habilitadas a fornecerem suprimentos com capacidade de entrada em qualquer mercado, além de qualificar o produto final da Marcopolo, estas empresas passam a poder desenvolver novas parcerias no comércio internacional”, destaca o diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES-UCS), Roberto Birch Gonçalves, coordenador do projeto na Universidade.

A parceria entre UCS, MDIC, Marcopolo e APL Metalmecânico foi firmada em 2014. As atividades estenderam-se ao longo de um período de três anos abrangendo seis dimensões de capacitação: gestão, processos, estratégias, sustentabilidade, inovação e resultados, com foco na qualificação das empresas para atuarem como fornecedoras em nível mundial. O trabalho envolveu estudos teóricos e práticos, oficinas, eventos, consultorias individualizadas junto às empresas e auditorias.

Modelo une Universidade, poder público e setor empresarial

A solenidade de apresentação de resultados e entrega de certificados ocorreu na última semana, no Bloco J do campus-sede da UCS, reunindo representantes das instituições parceiras. Na ocasião, o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Odacir Graciolli, destacou que a execução do programa só foi possível pela atuação conjunta do poder público, setor empresarial e Universidade, ressaltando ser este um modelo “capaz de contribuir com o desenvolvimento econômico que a sociedade precisa”. “Unindo conhecimento e vontade de fazer, em cima da experiência geramos inovação”, ponderou.

Depois da apresentação dos dados do Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores (PDCF) pelo representante da área de Fiscalização de Projetos e Prestação de Contas do MDIC, Frederico França, o gerente de Aquisição e Logística da Marcopolo, Nilo Borges, salientou a importância da capacitação dos fornecedores para a empresa.

Qualidade como valor

Fazendo referência a uma pesquisa realizada junto a clientes, o gestor apresentou a constatação de que, entre as atuais razões para a compra de um produto estão, em primeiro lugar, a qualidade, e em segundo, o custo operacional. “Hoje o cliente não é mais fiel à marca. Se ela não tiver a qualidade desejada, ele vai procurar outra que tenha. Assim, é importante saber qual valor o cliente percebe e investir nele”, apontou.

De tal modo, o programa de capacitação veio ao encontro das necessidades de adaptação ao mercado da empresa. “Se o cliente percebe qualidade como maior valor naquilo que a gente entrega, é importante a cadeia de fornecedores entender qual valor a Marcopolo procura. A qualidade do produto de vocês faz parte da qualidade do nosso produto”, definiu.

LEG: Pró-reitor Odacir Graciolli na solenidade de encerramento do Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores: defesa da Ciência e Tecnologia intermediando a geração de inovação.

22 visualizações0 comentário
bottom of page