Palestra sobre malefícios do cigarro marca os 10 anos do Grupo de Combate ao Tabagismo


Na noite desta terça-feira, 27, dentro da Programação do Mês de Aniversário de Carlos Barbosa e em comemoração aos 10 anos do Grupo de Combate ao Tabagismo, foi realizada palestra “Os malefícios do cigarro: sem uso, sua vida ganha mais saúde”, com o Médico Clínico Geral e Cirurgião Geral, Doutor Luiz Fernando Santos Hopf.

Duas vezes ao ano, a Administração Municipal realiza o Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, com o objetivo de reduzir o número de fumantes através de ações preventivas. Durante a abertura, a Secretária Municipal da Saúde, Leticia Lusani, ressaltou o quanto é gratificante desenvolver ações como essa, enfatizando que em nossa região os maiores índices de câncer são cabeça e pescoço, e dificilmente o paciente consegue finalizar o tratamento, por ficar muito debilitado.

Com grande número de pessoas no Auditório do Centro Municipal de Saúde, o Doutor Luiz Fernando Santos Hopf abordou questões relacionadas ao tabagismo, como as doenças que são causadas e a incidência de fumantes no Brasil e no mundo. O médico destacou que ser fumante é uma doença crônica, uma dependência difícil de ser resolvida, mencionando que 90% dos fumantes iniciaram antes dos 19 anos. “Então muitas destas pessoas não tinham noção da realidade dos riscos que corriam antes de começar a fumar.”, enfatizou. Além disso, informou um dado alarmante, que a estimativa para o ano de 2017 é que 7 milhões de pessoas morram por doenças relacionadas ao cigarro. E, finalizou a palestra falando sobre os tratamentos disponíveis para quem deseja largar o vício.

O Prefeito Evandro Zibetti acompanhou a palestra e agradeceu ao médico, enfatizando o grande número de atendimentos realizados pelo Doutor Luiz Fernando ao longo dos últimos 34 anos em Carlos Barbosa, que totalizam mais de 19 mil pacientes. O evento também contou com a participação de alunos das Escolas Estaduais Carlos Barbosa e Elisa Tramontina.

#ConexãoRSTV #ConexãoRS #Eventos #CarlosBarbosa

© 2023 por "Conexão RS". Carlos Barbosa Rio Grande do Sul Brasil

Conexão_you_tube_novo_2020.png

Parceiros

Contatos Email: portalconexaors@bol.com.br Telefone e Watts: 054 981482118