top of page

UCS - Escola Júlio Mangoni, de Farroupilha, vence Rally Científico do CFAR


Escola Júlio Mangoni, de Farroupilha, vence Rally Científico do CFAR e se consagra bicampeã

Nesta edição, os 10 integrantes da equipe ganhadora poderão ter direito à bolsa de graduação de 50% para o primeiro semestre de 2018, em um dos cursos oferecidos no Campus Universitário de Farroupilha

“É bicampeão; é bicampeão”, pronunciavam os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Júlio Mangoni. A comemoração era motivada pela conquista do Rally Científico do Campus Universitário de Farroupilha (CFAR), atividade voltada a alunos de ensino médio e que busca desenvolver a vocação científica, por meio de ações voltadas ao conhecimento e à tecnologia.

No ano passado, a escola com sede na localidade de Vila Jansen já havia conquistado o primeiro lugar da competição. Nessa edição, porém, a vitória teve um sabor especial. Além de medalhas e troféu, cada um dos dez integrantes da equipe poderá ganhar uma bolsa de 50% para o primeiro semestre de 2018, em um dos cursos de graduação oferecidos no CFAR. Como requisito, o competidor beneficiado deve ser aprovado no Vestibular de Verão da UCS.

A equipe “Sol da Meia-Noite”, nome assumido pelos competidores da Escola Júlio Mangone, fez 773,5 pontos. A segunda posição ficou com a equipe “Sem Rótulos”, da Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, de Carlos Barbosa, com 687 pontos. A terceira posição foi conquistada pelo Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata, com 655 pontos.

Além dos grupos que compuseram o pódio, o Rally contou com a participação de outras três equipes que representaram o Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, de Garibaldi, o Colégio Estadual Farroupilha, de Farroupilha, e a Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa.

Emoção do início da competição à premiação

Desde o início da manhã, as equipes já demonstraram expectativa em torno das provas do Rally Científico. Como de costume, as tarefas estimularam a aprendizagem dos estudantes, por meio da inovação e da consciência social. Foi com esse espírito que a tarefa de criação de moda, por exemplo, desafiou os competidores a produzirem vestimentas apenas com materiais reciclados.

Nessa edição, o tema “Diversidade” foi estimulado entre os estudantes do Ensino Médio. No esquete teatral, os competidores precisaram encenar – com uso de gestos e sem falas – uma história que abordasse assuntos sobre inclusão e fim da discriminação. Nos QGs, espaços em que os alunos utilizavam para a produção das tarefas, a decoração também remetia à ideia da diversidade.

Na hora da premiação, a emoção tomou conta dos competidores do Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata. Uma das integrantes inscritas para participar do evento faleceu, vítima de uma meningite. “É a ela que queremos dedicar esse terceiro lugar”, destacou a participante Helena Froener Peruzzo.

O Rally em Farroupilha

O Rally Científico é uma promoção da Universidade de Caxias do Sul e organizado pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT), com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.

A abertura dessa edição contou as presenças do prefeito municipal de Farroupilha, Claiton Gonçalves, da diretora do Campus Universitário de Farroupilha, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, e do coordenador do Rally Científico, professor José Arthur Martins.

Rally CFAR 1 - Equipe Campeã

Rally CFAR 2 - Organização do evento

Rally CFAR 3 - Vestimenta construída com materiais reciclados

Rally CFAR 4 - Prova de Esquete Teatral

Créditos: Claudia Velho

18 visualizações0 comentário
bottom of page