A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi atua no município há 15 anos com ações voltadas ao amparo de pessoas com câncer e desenvolvendo atividades de prevenção junto à comunidade. Na última sexta-feira, dia 22 de setembro, a entidade promoveu seu terceiro jantar beneficente. O evento que reuniu cerca de 400 pessoas, no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, foi marcado por comemorações e homenagens, e ainda, a animação do pianista e cantor Rodrigo Soltton.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi ajuda a suprir o déficit material, concede carinho e atenção aos pacientes que sofrem de câncer, além de esclarecer aos doentes os benefícios que lhe são assegurados por lei. As ações da Liga se tornam possíveis a partir das doações da comunidade e com a comercialização de produtos próprios confeccionados na entidade por meio de trabalho voluntário.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade civil de utilidade pública municipal, sem fins lucrativos. Como forma de reconhecimento a este trabalho e em nome da comunidade garibaldense, o prefeito Antonio Cettolin prestou uma homenagem a entidade, através da entrega de uma placa com os seguintes dizeres:
O município de Garibaldi presta sua homenagem à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi, que completa 15 anos de criação neste ano. Reconhecemos a importância desta entidade que, através do voluntariado, busca auxiliar doentes portadores de câncer, amenizando o sofrimento, oferecendo informação, carinho, atenção e materiais para o tratamento, além de promover campanhas educativas visando à prevenção e diagnóstico precoce de tumores malignos. Votos de muito sucesso à Liga, que é motivo para termos ainda mais orgulho de viver aqui.
Para atingir todos os objetivos a que se propõe, a entidade se estrutura por meio de núcleos, como o Grupo de Visitadoras, setor de Artesanato, Liga Comunica, núcleo do Projeto Respirar, além do Grupo de Apoiadoras e o atendimento aos pacientes sempre às quartas-feiras.
Entre as novidades deste ano, dois novos grupos surgiram e hoje fazem parte da entidade: o Vocal da Liga, composto por pacientes e voluntárias que buscam na música um motivo para se encontrarem e promoverem o seu bem estar através do canto. O outro núcleo criado recentemente é a Liga Jovem, que integra 15 jovens com o objetivo de despertar o interesse pelo voluntariado e promover ações sociais e educativas.
A entidade convida a comunidade para participar de uma celebração religiosa pela saúde da mama a ser realizada no próximo domingo, dia 1º de outubro, na Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi.
Como ajudar
Além dos eventos, promoções e doações, com objetivo de arrecadar fundos, a Liga conta com uma série de produtos confeccionados pelo núcleo de artesanato da entidade e também oferece outros itens que surgem como alternativa para completar a sua renda mensal, como camisetas, sombrinhas, toalhas, entre outros artigos.
Os produtos podem ser adquiridos na sede na Liga, localizada na Rua Dante Grossi, nº330, que está aberta diariamente no período da tarde, das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone (54)99122-0080.
Crédito das fotos: Fernanda de Antoni Farias