Construção Civil: seminário discute a expansão e estabilidade na alvenaria.



Construção Civil: seminário discute a expansão e estabilidade na alvenaria.

Realizado pelo Instituto de Materiais Cerâmicos da Universidade de Caxias do Sul, evento será no dia 6 de outubro, no Centro de Eventos da Prefeitura de Bom Princípio.

Engenheiros, arquitetos e profissionais que atuam na área da construção e têm interesse em saber mais sobre a expansão e estabilidade na alvenaria são o público-alvo de um seminário que será realizado das 8h às 18h do dia 6 de outubro, sexta-feira, no auditório do Centro de Eventos da Prefeitura de Bom Princípio (Av. Guilherme Winter, 25 - Centro).

Organizada pelo Instituto de Materiais Cerâmicos da Universidade de Caxias do Sul, a atividade faz parte do Projeto Expansão por Umidade (EPU) em Blocos Cerâmicos, desenvolvido dentro das ações do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS, vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS.

Pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior e de empresas e entidades do setor da construção civil irão apresentar as inovações científicas e tecnológicas que possam contribuir para uma melhor utilização dos recursos minerais existentes, para a seleção de matérias-primas que minimizem os problemas relacionados à expansão por umidade, e para garantir um desempenho melhor da vida útil dos produtos cerâmicos disponíveis no mercado.

Expansão por Umidade (EPU) é o termo técnico que designa a dilatação apresentada por materiais cerâmicos quando em contato com a água na forma líquida ou de vapor. A EPU é um efeito indesejado na construção civil, pois a água absorvida ao longo do tempo de vida útil desses materiais pode causar danos irreversíveis à estabilidade na estrutura das edificações.

A coordenação do seminário é do professor Dr. Robinson Carlos Dudley Cruz, diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC/UCS) e coordenador do Projeto Expansão por Umidade (EPU) em Blocos Cerâmicos.

A inscrição é grátis e deve ser feita mediante preenchimento de formulário específico, disponível no site da UCS (http://www.ucs.br/site/eventos/seminario-expansao-e-estabilidade-na-alvenaria/), até o dia 5 de outubro.

PROGRAMAÇÃO

  • 8h - Credenciamento

  • 8h30min - APRESENTAÇÃO DO PROJETO EXPANSÃO POR UMIDADE (EPU) EM BLOCOS CERÂMICOS UCS/SDECT Robinson Carlos Dudley Cruz - Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992); mestre em Ciência e Engenharia de Mecânica - Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutor em Engenharia Mecânica (2005) pela Universitaet Karlsruhe. Atualmente é professor adjunto da UCS e diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos e Compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de materiais, reologia, aluminas, alumino-silicatos e geopolímeros.

  • 9h -CIMENTO PORTLAND: DA JAZIDA À OBRA - FABRICAÇÃO E APLICAÇÃO Arnaldo Forti Battagin - Geólogo pelo Instituto de Geociências da USP (1974), gerente de Tecnologia e do Laboratório da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Especialista nas áreas de Tecnologia de Cimento e Concreto, Durabilidade e Sustentabilidade do Concreto, Técnicas Experimentais e Gestão da Qualidade. Representante da ABCP em comissões de estudos de normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Autor e co-autor de mais de 100 trabalhos técnico-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e em anais de congressos. Prêmios de reconhecimento pela Associação Brasileira de Cerâmica, Associação Brasileira de Cimento Portland e Federação Ibero-Americana de Cimento. Representante da ABCP no conselho diretor do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), conselho técnico de atividades do IBRACON e membro suplente do Conselho Deliberativo da ABNT e do Programa Setorial da Qualidade do Cimento do PBQP-H.

  • 9h45min - Coffee Break

  • 10h - ASPECTOS MINERALÓGICOS NO ESTUDO DE PEDREIRAS Clovis Gonzatti - Engenheiro de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987); mestre (1994) e doutor em Engenharia (2008) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Entre 1991 e 2011 foi pesquisador e responsável técnico pelo Laboratório de Mecânica e Tecnologia de Rochas da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (CIENTEC), em Porto Alegre, RS. Desde 2011 é professor adjunto da UFRGS e desde 2015 é chefe do Departamento de Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociências da UFRGS, responsável pelas disciplinas de Geologia de Engenharia e Mecânica das Rochas no curso de Geologia.

  • 10h45min - ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS EM ELEMENTOS CERÂMICOS Fernando Antonio Piazza Recena - Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ((1977); mestre em Engenharia Civil pela UFRGS (1994) e doutorado em NORIE pela Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS (2011). É gerente do Departamento de Materiais de Construção Civil da CIENTEC, professor da disciplina de Materiais de Construção Civil II da Faculdade de Engenharia da PUC-RS, e consultor independente.

  • 11h30min - Intervalo de almoço

  • 13h15min - PATOLOGIA DE ALVENARIAS - EXPANSÃO E ERROS MAIS COMUNS Bernardo Fonseca Tutikian - Professor e pesquisador da Unisinos-RS; engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002); mestre (2004) e doutor (2007) em Engenharia pela Universidade Fedral do Rio Grande do Sul na UFRGS. Tem pós-doutorado pela CUJAE (2013). É professor visitante da Missouri University of Science Technology (EUA) e pesquisador da Universidad de La Costa (CUC, Colômbia). Possui Especialização em Materiais de Construção, especificamente em Dosagem de Concretos Autoadensáveis (CAA), sendo autor do livro "Concreto autoadensável", publicado pela PINI em 2008 e 2015. Atualmente é coordenador do Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil (ITT) Performanceda UNISINOS.

  • 14h - EXPANSÃO POR UMIDADE EM BLOCOS ESTRUTURAIS José Vitório Emiliano - Engenheiro de Produção de Materiais (1984) e mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (1989) pela Universidade Federal de São Carlos; doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é diretor técnico da Qualitech - Qualidade & Tecnologia Ltda. e consultor da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gerência de produção, no planejamento e implantação de parques tecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolímeros, ligação metal-cerâmico, interfaces, compósitos, cerâmica vermelha e argilas.

  • 14h45min - O PAPEL MENORIZADO DAS FASES NÃO CRISTALINAS NOS CERÂMICOS: REVISITANDO A EXPANSÃO POR UMIDADE Ana Maria Bastos Da Costa Segadães - Engenheira Química (Coimbra, 1976), iniciou suas atividades como docente (1977) na Universidade de Aveiro. Obteve o grau de Ph.D. na Universidade de Sheffield, U.K. recebendo o prêmio Berthold Eichler para a melhor tese de Ph.D.(1982). Pós-doutorado (1990) na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, USA.

  • 15h30min - Coffee Break

  • 15h45min - CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS POR DIFRAÇÃO DE RAIOS X E ESPECTROSCOPIA RAMAN Gustavo Roberto Ramos - Engenheiro Mecânico (2009); mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade de Caxias do Sul (2011); doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é pós-doutorando no Instituto de Materiais Cerâmicos da UCS, onde participa do desenvolvimento de procedimentos para identificação e quantificação de fases presentes em rochas típicas da região, baseando-se no uso integrado de diferentes técnicas de análise.

  • 16h30min - EXPANSÃO POR UMIDADE EM PLACAS CERÂMICAS Rosaura Piccoli - Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1987), com Especialização em Didática e Metodologia de Ensino Superior na UNESC (1995); mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professora titular no curso de Engenharia Cerâmica do UNIBAVE desde 2008. Pesquisadora do CTCmat - Centro de Tecnologia em Materiais do SENAI em Criciúma, SC. Tem experiência de 26 anos atuando na área de Cerâmica, com ênfase em cerâmica tradicional e avançada, caracterização de matérias-primas e produtos acabados, composição de massa e processos de fabricação cerâmico. Atua na área de P,D&I, tendo desenvolvido vários projetos na área de Reaproveitamento de Resíduos Industriais.

  • 17h15min - MESA-REDONDA DE ENCERRAMENTO Givanildo Garlet - Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1994); mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), com ênfase em materiais e componentes da construção civil. Professor da Universidade de Caxias do Sul nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. Diretor Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS e diretor da GGARLET Engenharia Ltda, na qual atua como consultor na área de Construção Civil e Sistemas de Gestão da Qualidade (PBQP-H e ISO 9001). É também sócio-diretor da BC Tecnologia da Construção, empresa voltada ao setor de gerenciamento de obras. Airton José Fontanive - Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Gerente técnico da CONCRESUL.

Mais informações pelo telefone (51) 3634-1100 ou e-mail: imc@ucs.br

#ConexãoRSTV

13 visualizações

Publicidade:

© 2023 por "Conexão RS". Carlos Barbosa Rio Grande do Sul Brasil

Conexão_you_tube_novo_2020.png

Parceiros

Contatos Email: portalconexaors@bol.com.br Telefone e Watts: 054 981482118