Construção Civil: seminário discute a expansão e estabilidade na alvenaria.



Construção Civil: seminário discute a expansão e estabilidade na alvenaria.

Realizado pelo Instituto de Materiais Cerâmicos da Universidade de Caxias do Sul, evento será no dia 6 de outubro, no Centro de Eventos da Prefeitura de Bom Princípio.

Engenheiros, arquitetos e profissionais que atuam na área da construção e têm interesse em saber mais sobre a expansão e estabilidade na alvenaria são o público-alvo de um seminário que será realizado das 8h às 18h do dia 6 de outubro, sexta-feira, no auditório do Centro de Eventos da Prefeitura de Bom Princípio (Av. Guilherme Winter, 25 - Centro).

Organizada pelo Instituto de Materiais Cerâmicos da Universidade de Caxias do Sul, a atividade faz parte do Projeto Expansão por Umidade (EPU) em Blocos Cerâmicos, desenvolvido dentro das ações do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS, vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS.

Pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior e de empresas e entidades do setor da construção civil irão apresentar as inovações científicas e tecnológicas que possam contribuir para uma melhor utilização dos recursos minerais existentes, para a seleção de matérias-primas que minimizem os problemas relacionados à expansão por umidade, e para garantir um desempenho melhor da vida útil dos produtos cerâmicos disponíveis no mercado.

Expansão por Umidade (EPU) é o termo técnico que designa a dilatação apresentada por materiais cerâmicos quando em contato com a água na forma líquida ou de vapor. A EPU é um efeito indesejado na construção civil, pois a água absorvida ao longo do tempo de vida útil desses materiais pode causar danos irreversíveis à estabilidade na estrutura das edificações.

A coordenação do seminário é do professor Dr. Robinson Carlos Dudley Cruz, diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC/UCS) e coordenador do Projeto Expansão por Umidade (EPU) em Blocos Cerâmicos.

A inscrição é grátis e deve ser feita mediante preenchimento de formulário específico, disponível no site da UCS (http://www.ucs.br/site/eventos/seminario-expansao-e-estabilidade-na-alvenaria/), até o dia 5 de outubro.

PROGRAMAÇÃO

  • 8h - Credenciamento

  • 8h30min - APRESENTAÇÃO DO PROJETO EXPANSÃO POR UMIDADE (EPU) EM BLOCOS CERÂMICOS UCS/SDECT Robinson Carlos Dudley Cruz - Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992); mestre em Ciência e Engenharia de Mecânica - Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutor em Engenharia Mecânica (2005) pela Universitaet Karlsruhe. Atualmente é professor adjunto da UCS e diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos e Compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de materiais, reologia, aluminas, alumino-silicatos e geopolímeros.

  • <