• Max Huber

Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 25ª edição neste sábado em Bento




Acontece neste sábado, 23, em Bento Gonçalves, a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos reunindo mais de mil pessoas entre apreciadores, comentaristas e equipes de trabalho. Durante o evento, que ocorre no Pavilhão E do Parque de Eventos, numa promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE), serão degustadas 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da safra.

Com 327 amostras inscritas por 59 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), esta é a maior Avaliação dos últimos quatro anos. A relação dos 30% mais representativos e dentre eles os 16 vinhos selecionados para a degustação do grande público serão anunciados ao final do evento. O ranking é resultado da degustação de seleção dos vinhos, realizada durante o mês de agosto por 118 enólogos. Às cegas, os técnicos seguiram normas internacionais sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho.

O presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, destaca que a Avaliação é sempre um grande momento. “Os mais de 850 degustadores permanecem em total silêncio, degustando a mesma amostra ao mesmo tempo. O que se houve é o barulho do vinho caindo na taça e, na sequência, o comentário do convidado que serve de parâmetro para a comparação das impressões. O serviço do vinho feito por alunos de Viticultura e Enologia é um ballet aos olhos do público”, salienta. “Já estou ansioso para anunciar ao final do evento o nome das 16 amostras, uma grande responsabilidade e, com certeza, uma experiência que vou guardar para sempre entre as minhas melhores lembranças”.

Tímida, a Avaliação surgiu em 1993, e ao longo do tempo se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Nesses 25 anos, 5.849 amostras foram degustadas por mais de um milhar de enólogos. A representatividade de cada safra, ano a ano, compartilhada na taça com mais de 16 mil apreciadores de todo o Brasil e do mundo, coloca a Avaliação na condição de ser um evento único no planeta.

COMENTARISTAS CONVIDADOS Junko Iwamoto – Jornalista Master of Wine (Japão) Maria Regina Flores – Enóloga e degustadora da 1ª Avaliação Nacional de Vinhos (Brasil) Márcia Monteiro – Jornalista e roteirista da Globo (Brasil) Protásio Lemos da Luz – Médico Cardiologista (Brasil) Álvaro Cezar Galvão – Enófilo e Blogueiro Divino Guia (Brasil) Giuseppina Paola Parpinello – Enóloga e pesquisador da Universidade da Bologna. Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentação e Agricultura (Itália) Danio Braga – Chef de cozinha e sommelier (Brasil) Flávio Zílio – Enólogo do Ano 2016 (Brasil) Daniel Scola – Jornalista da Rádio Gaúcha (Brasil) José Lez – Vice-presidente da União Internacional dos Enólogos (Uruguai) Cecília Aldaz – Sommelier e apresentadora do programa ‘Um brinde ao vinho’ na Globo Sat Play (Argentina) Paulo Brammer – Sommelier do Eno Cultura (Brasil) Ivane Fávero – Presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur (Brasil) Fabiana Gonçalves Mignot – jornalista do blog Escrivinhos (Brasil) Alessandra Kianek – jornalista (Brasil) Sorteado entre o público

PROGRAMAÇÃO 8h – Credenciamento 9h – Abertura 9h30min – Degustação/Comentários 11h – Intervalo 11h30min – Entrega de Troféus VITIS 12h – Degustação/Comentários 13h – Prova de Espumantes 13h30min – Almoço 16h30min – Encerramento

Foto: Jeferson Soldi

Fonte: Conceitocom Brasil

.

#Eventos #ConexãoRS #ConexãoRSTV

0 visualização

© 2023 por "Conexão RS". Carlos Barbosa Rio Grande do Sul Brasil

Conexão_you_tube_novo_2020.png

Parceiros

Contatos Email: portalconexaors@bol.com.br Telefone e Watts: 054 981482118