top of page

Grupo de Combate ao Tabagismo comemora 10 anos com palestra



Além de diversas atividades em comemoração aos 58 anos de emancipação de Carlos Barbosa, em 2017, o mês de setembro também contempla o aniversário de uma década do Grupo de Combate ao Tabagismo. A Secretaria Municipal da Saúde realiza, duas vezes ao ano, o Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, com o objetivo de reduzir o número de fumantes através de ações preventivas. O Programa conta com oito encontros, os quais seguem um cronograma do Ministério da Saúde. Nas primeiras quatro reuniões são abordados temas disponibilizados em livros pelo Governo Federal, que buscam a reflexão sobre as consequências de fumar e motivam os participantes a vencer os obstáculos ao deixar o vício, bem como os benefícios obtidos a partir disso. Nos demais encontros são realizadas conversas com profissionais da área da saúde. A Coordenadora do programa em Carlos Barbosa, Enfermeira Viviane Gaspary Ardanaz, destaca a importância da participação de pessoasque estão tentando perder o vício, pois o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Assim, em comemoração ao aniversário de 10 anos do Grupo de Combate ao Tabagismo, na próxima quarta-feira, 27, acontece palestra “Os malefícios do cigarro: sem uso, sua vida ganha mais saúde”, a qual será ministrada pelo Médico Clínico Geral e Cirurgião Geral, Dr. Luiz Fernando Santos Hopf. A atividade será realizada no Auditório do Centro Municipal de Saúde, a partir das 19h e é aberta ao público.

Além desta ação, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, enfatiza que recentemente foi realizada a pintura da seguinte demarcação no acesso ao Centro de Saúde: “NÃO FUME A PARTIR DAQUI”. Letícia ressalta que em nossa região o maior índice de câncer é cabeça e pescoço, e uma das principais causas é o fumo. “Trata-se de um tumor bastante agressivo e que pode ser evitado”, complementa.

7 visualizações0 comentário
bottom of page